De certeza que toda a gente já teve um coelho de estimação. Quer se trate de um gato, de um cão, de um hamster ou mesmo de um coelho. Hoje vou centrar-me num tipo de animal de estimação: o coelho.
O coelho
Para muitas pessoas, o coelho é certamente a melhor escolha de animal de estimação.
Que tipo de cuidados é necessário ter com ele? Em primeiro lugar, ele precisa de ter feno, um punhado de pellets (de preferência Versele Laga) e, claro, água limpa na sua gaiola todos os dias. Depois, também é bom dar-lhe algumas guloseimas ocasionais, tais como cenouras (mas não em demasia, apenas 4 rodelas maiores 2 ou 3 vezes por semana), uma maçã (em pequenas quantidades), uma banana (de vez em quando, pois contém muito açúcar e pode ser prejudicial para os coelhos), pode até dar-lhe um mirtilo de vez em quando.
Gaiola – o coelho deve ter uma gaiola de pelo menos 100x50x50, uma gaiola mais pequena só seria uma opção se o coelho só tivesse uma gaiola para dormir e comer, caso contrário estaria permanentemente num recinto grande.
Depois, o coelho deve ter a sua própria casa de banho (sanita de coelho forrada com pellets), se estiver ao ar livre, deve definitivamente ter uma palha na gaiola para que não tenha frio, se estiver dentro do apartamento ou da casa, a palha não é necessária, mas sim um cobertor para a gaiola, que limpará regularmente para tornar a sua estadia na gaiola mais confortável.
Como se pode domesticar um coelho? Fale com ele, dê-lhe atenção, se ele não confiar em si, tente dar-lhe comida e guloseimas da sua mão tanto quanto possível e faça-lhe festas para o habituar a si.
Além disso, o mais importante no caso de um coelho é fazer-lhe uma escovagem de seis em seis meses (idealmente mais vezes se for necessário e as garras estiverem a crescer rapidamente).
Escovar o pelo do coelho – normalmente, todos os coelhos perdem mais pelo no verão, pelo que é necessário escovar o pelo todos os dias para o manter quente e confortável.
O mais importante é gostar do seu coelho e, antes de o adquirir, pense bem se pode cuidar bem dele, pois isso é muito importante.