A Eslovénia é um país muito montanhoso. Os Alpes erguem-se no noroeste, enquanto o resto da Eslovénia tem montanhas e cadeias de montanhas baixas. Se gosta de montanhas, vai gostar da Eslovénia e das suas montanhas. Os Alpes eslovenos dividem-se em Alpes Julianos e Alpes Kameniko-Savinja. Os Alpes Julianos situam-se nas fronteiras da Itália e da Áustria e são as montanhas mais altas da Eslovénia. Os Alpes Julianos são também as montanhas mais altas da Eslovénia, sendo o Parque Nacional de Triglav a mais alta. Aqui, as caminhadas de montanha são mais exigentes. Os barqueiros amantes da adrenalina podem desfrutar dos rios locais.
Nos Alpes Julianos, o Lago Bled e o Lago Bohini merecem definitivamente uma visita.
No entanto, o Lago Bled é mais conhecido e absolutamente icónico e belo. No meio do lindíssimo e límpido Lago Bled, encontra-se a Ilha Bled, coberta de árvores de folha caduca. Nos tempos pagãos, a ilha de Bled tinha um santuário para a deusa mitológica eslava Jiva; desde o século XV, o santuário foi substituído por uma igreja, que ainda hoje aí se encontra. A ilha pode ser alcançada através de um navio de cruzeiro. O Castelo de Bled é também muito bonito e majestoso e situa-se nas margens do lago. A água do Lago Bled é cristalina e agradavelmente quente, pelo que é agradável tomar banho nela. O Lago Bled também tem propriedades curativas e existem fontes termais.
Por esta razão, existe um hotel de bem-estar e o Jiva Wellness Centre com piscinas termais terapêuticas e saunas. O lago Bohinj está situado num vale glaciar. Os Alpes de Kamnik-Savinja situam-se a uma altitude muito inferior, mas têm a vantagem de serem mais calmos e não serem perturbados por outros turistas. No entanto, os Alpes de Kamnik-Savinja são tão bonitos como os Alpes Julianos. Existe uma cabana de montanha nos Alpes Kamnik Savinja chamada \’Češka koča”\’, construída em 1900 pelo ramo checo da Sociedade Cooperativa Planetária Eslovena. O prado da montanha Velika Planina também merece ser mencionado.