Posted on


Bem, acabámos no local de peregrinação de Delanovec. Não imaginem algo como Svatý Hostýn ou Velehrad. É apenas uma capela que foi supostamente construída por um ferreiro de Poteč para salvar o seu filho. Até que ponto acredita nisso, depende de si. O facto é que existe aqui um poço e dizem que aqui se reza missa todos os domingos. No entanto, não o posso provar, não verifiquei. Como já disse, pode chegar aqui a partir do parque de campismo seguindo o trilho verde e tem de sair dele cerca de meio quilómetro depois de um lugar chamado Ploštiny. Cuidado, não confundas isto com o termo Flatlands. Este termo pode ser encontrado noutro local do mapa.

Se não estiver interessado na capela e no poço, não precisa de seguir o sinal verde, mas pode continuar por ele.

ilustrační foto

À sua esquerda, encontra-se o monte Lase e chega-se a um miradouro. Pode ler algures que existe aqui uma torre de vigia. Isso é um disparate porque o que lá está construído não cumpre um único dos seus atributos. Há uma vista sobre os arredores e também é possível descansar aqui. Infelizmente, faltam os clássicos bancos, pelo que é possível sentar-se “à janela”. Há outro poço a pouca distância, mas atenção, os resultados não foram os melhores nas últimas análises, pelo que a água não está classificada como potável. Por isso, não a beba, mas molhe apenas o seu lenço.

pohled do údolí

Continue no verde se quiser ir mais longe e, após cem metros, sairá da zona protegida. À sua esquerda, tem a colina Kyjanice e, passado pouco tempo, chega a um cruzamento de trilhos para caminhadas. O que escolher a seguir é uma decisão livre. Pode virar à esquerda para Čubův vrch, o que é, naturalmente, bastante difícil, ou continuar por cerca de dois quilómetros até à pedra da fronteira. Para além disso, é a Eslováquia. Também pode voltar e comer algo de bom no mini-pub. Mesmo que não esteja alojado no parque de campismo. A não ser, claro, que este estabelecimento esteja fechado para melhor companhia. Foi exatamente isso que nos aconteceu e nem sequer nos deram uma limonada. É triste quando se tem de ir a pé até à cidade.