Quando duas pessoas estão apaixonadas, é uma coisa linda. E experimentam um sentimento de euforia que faz lembrar o que acontece quando se criam asas e de repente se começa a voar. E esse sentimento dura um ano, às vezes até mais. É uma sensação bonita, até mesmo maravilhosa, e é fácil ignorar os erros cometidos pelo parceiro. Mas depois de algum tempo de relação, tudo muda para melhor. E, de repente, começa a aperceber-se do erro. E esse erro chama a sua atenção. É difícil ignorar esse erro. Porque está a entrar no período mais difícil da sua relação.
E só então o valor da vossa relação se tornará evidente. E também saberá até que ponto o seu parceiro está disposto a lutar por si. E o mais importante nesta fase é começarem a falar sobre os vossos problemas e a ouvirem-se um ao outro tanto quanto possível. E, depois, têm de melhorar ao máximo a vossa comunicação, que é crucial para manter a relação. E como é que os parceiros devem comunicar entre si? A comunicação entre parceiros pode ser ensinada? Sim, é claro que a comunicação pode ser aprendida. E o mais importante é que o seu parceiro o ouça. Por isso, se decidir ouvir o seu parceiro, lembre-se sempre de assumir total responsabilidade pelo que disse ou ouviu nesse momento e pela forma como reagiu a isso.
E responda sempre com calma e evite ser agressivo ou levantar a voz. E seja sempre honesto consigo próprio e aberto a soluções. Ser negativo na sua comunicação ou resistir a um compromisso não ajuda muito. Lembre-se sempre de que também é responsável pela forma como o seu parceiro percepciona e se sente. Além disso, tente ter em conta o facto de que a comunicação não tem a ver com ter sempre razão a todo o custo e querer ser sempre o vencedor. Mas lembre-se de que ambas as partes devem estar sempre satisfeitas. É disso que se trata a comunicação e as relações. Não somos uma pessoa, somos duas. Duas pessoas para tudo. Problemas, fracassos, amor, momentos partilhados. E quando se pensa em tudo isto e se olha para as coisas de um ângulo diferente, percebe-se onde se errou, por exemplo. E então podem respirar mais facilmente na sua relação.