Uma das exposições caninas muito utilizadas é a exposição de cães em papel. Vejamos como treinar cães para exposições caninas e quando é que se deve começar a treinar?
As exposições caninas não são apenas uma questão de ir com o seu cão ao evento e ir ao evento, se Deus quiser. Para ser bem-sucedido, tem de se esforçar realmente por o mostrar. É importante deixá-lo tocar a sua conformação para que o juiz possa avaliar a sua estrutura óssea. Também é necessário que ele possa mostrar ao juiz a sua mordedura, os molares e a parte de trás da boca. Deve também tocar nos órgãos genitais, ser capaz de correr graciosamente ao lado do dono no ringue e com outros cães e, por último, mas não menos importante, a atitude do cão. Para além do facto de ter de se manter calmo, a sua exibição de temperamento perante o juiz também é decisiva.
É preciso gerir tudo isto em conjunto. É preferível começar a treinar a partir de um cachorro, porque ensinar um cão mais velho é muito difícil e, além disso, se quiser ter um cão como reprodutor, tem de o fazer até à idade necessária.
O ensino deste estilo de obediência tem de incluirmuitas guloseimas como recompensa pelo comportamento desejado. Dito isto, também estou a dizer que é preciso ensinar com um método positivo.
Ensinar a mostrar os dentes – o melhor método é quando se escova os dentes do cão desde a infância. O cão habitua-se a tocar na boca. Se já domina o método e o cão lhe mostra os dentes, experimente fazê-lo com outras pessoas – amigos, família.
Aprender a correr – tente correr com o cão com uma guloseima perto da boca. Quando ele se habituar a um determinado ritmo, podemos deixar de pôr a guloseima junto à boca e recompensá-lo após uma curta distância – talvez apenas meia volta com outra guloseima.
Ensinar a postura – O cão precisa principalmente de dominar o comando “ficar de pé” e nós ensinamo-lo recompensando o cão por este comportamento sempre que ele fica de pé. Quando tivermos dominado este comportamento, passamos para a posição designada. Orientamos o cão conforme necessário e ajustamos as suas patas para que fiquem direitas, se necessário.
Temos sempre em mente que cada sessão de treino é exigente para o cão, por isso não o podemos torturar com uma sessão de 20 minutos, mas começamos talvez com alguns minutos.