Posted on


A maioria das pessoas está ciente da felicidade e alegria que os animais de estimação trazem às nossas vidas, mas nem toda a gente está ciente dos seus benefícios para a saúde. A investigação demonstrou que ter um animal de estimação pode fazer maravilhas para melhorar a sua saúde física e mental.

Os benefícios dos animais de estimação para a sua saúde física:

As pessoas que têm animais de estimação têm menos probabilidades de sofrer de hipertensão arterial porque os animais de estimação ajudam a manter a pressão arterial sistólica e diastólica. Os animais de estimação ajudam a baixar os níveis de triglicéridos e de colesterol, prevenindo assim as doenças cardíacas.

Ter um animal de estimação pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral e de ataque cardíaco. Os animais de estimação também incentivam o exercício físico e ajudam-no a manter-se em forma para evitar a obesidade, prevenindo assim as doenças relacionadas com a obesidade.

m

As pessoas que têm um animal de estimação em casa têm uma imunidade mais forte do que as que não têm. Os animais de terapia ajudam a controlar a dor e ajudam na recuperação de doentes em estado crítico no hospital. Ter um cão reduz o risco de morte prematura em até 70%. A maioria das pessoas faz melhores mudanças no estilo de vida depois de adotar um animal de estimação.

Benefícios dos animais de estimação para a sua saúde mental: Os animais de estimação mantêm o stress, a ansiedade e a depressão afastados. O tempo passado com os animais de estimação pode aumentar os transmissores de dopamina e serotonina, que são conhecidos por terem propriedades calmantes e agradáveis. De acordo com a investigação, a interação com os cães aumenta uma “hormona do amor” chamada oxitocina.
A oxitocina é uma hormona de “bem-estar” responsável pela ligação social que melhora o nosso bem-estar psicológico quando nos tornamos mais sociáveis. Os seres humanos têm uma necessidade básica de toque e um animal de estimação pode satisfazer essa necessidade todos os dias.
Aconchegar-se, abraçar e tocar o seu amigo peludo todos os dias pode fazê-lo sentir-se necessário e querido. A maioria dos cães de grande porte necessita de muito exercício e estes cães activos vão mantê-lo em movimento, porque é necessário levá-los a passear, fazer exercício e dar passeios.

Ter um animal de estimação incentiva-o a viver um estilo de vida saudável que ajuda a reduzir os sintomas de depressão, perturbação bipolar e outras perturbações mentais. Os cães de terapia podem melhorar o bem-estar mental das pessoas que estão a fazer terapia contra o cancro ou PTSD (perturbação de stress pós-traumático).

Ter um animal de estimação em casa pode aliviar a solidão, especialmente se viver sozinho (e oh, eles também podem ajudá-lo a arranjar um encontro!). “Todos os tipos de animais de estimação são igualmente benéficos para a sua saúde.” Os animais de estimação, especialmente os cães e os gatos, podem ajudar as pessoas a viverem vidas mais felizes e saudáveis com as suas personalidades encantadoras e amorosas. Lembre-se, no entanto, que todos os animais podem ser igualmente benéficos para a sua saúde. Um coelho pode ser o animal de estimação perfeito para si se tiver pouco espaço, enquanto os pássaros podem alegrar o ambiente da sua casa. Observar um aquário cheio de peixes pode ajudá-lo a aumentar a sua concentração e a baixar o seu ritmo cardíaco, enquanto cavalos, cobras, lagartos e outros répteis exóticos requerem animais de estimação de luxo.

Benefícios dos animais de estimação para os idosos

Não creio que o envelhecimento possa trazer solidão. A família e os amigos afastam-se e os problemas da velhice começam a manifestar-se. É difícil sair com frequência e desenvolve-se uma sensação de estar preso em casa. É nessa altura que os nossos anjos da guarda vêm em socorro. Os animais de estimação são a fonte mais fiável de conforto e companhia e podem beneficiar os idosos de inúmeras formas.

m

De acordo com um inquérito, 65% dos idosos não se sentem deprimidos ou sozinhos quando estão com os seus animais de estimação, porque estes lhes proporcionam uma excelente companhia. A maioria dos idosos tem relutância em fazer exercício e em dar passeios devido aos seus problemas de saúde, mas ter um animal de estimação incentiva-os a passear os seus companheiros peludos, o que acaba por os ajudar a manterem-se activos. Os idosos adoram cuidar dos filhos e dos netos, mas o tempo passa depressa e acabam por ficar sozinhos.
Cuidar de um animal de estimação pode ser muito gratificante e pode ajudar a recuperar essa sensação de cuidado. De acordo com a investigação, a interação com animais de estimação pode reduzir o cortisol, uma hormona do stress.
Os níveis baixos de cortisol têm sido associados à pressão arterial baixa e podem ajudar a aliviar o stress. Verificou-se que as pessoas mais velhas com doenças como a doença de Alzheimer ou a demência sofrem menos ataques de ansiedade e têm menos problemas de ansiedade e de comportamento quando estão perto de animais de estimação.