Os cães envelhecem mais depressa do que os humanos; pensa-se que um cão de 10 anos equivale a um humano de cerca de 70 anos. No entanto, o peso e o tamanho do cão desempenham aqui um papel importante. Se um cão pesar mais de 41 kg, é considerado como tendo 78 anos de idade no mundo humano. Por outro lado, um cão pequeno, com menos de 9,5 kg, teria 56 anos em 10 anos.
Se formos donos de um cão velho, temos de cuidar dele. O cão perde gradualmente a visão, torna-se surdo e não se consegue orientar tão bem como um cão mais jovem. Quando nos aproximamos do cão, devemos aproximá-lo de um ângulo a partir do qual ele nos possa ver. Isto porque, depois de tocarmos no cão, ele pode ficar assustado e tentar atacar-nos.
De facto, devemos continuar a cuidar dos cães mais velhos, escovando o seu pelo e verificando frequentemente os seus dentes e unhas. Os cães de exterior podem afiar as unhas em superfícies de passeio, enquanto os cães de apartamento também não podem afiar as unhas no chão.
Os cães cegos são propensos a esbarrar em objectos quando o ambiente muda subitamente. Isto deve-se ao facto de os cães serem incapazes de se orientarem porque os seus pêlos tácteis não estão tão bem desenvolvidos como os dos gatos, por exemplo.
Mesmo os cães que passam a maior parte do tempo ao ar livre devem prestar atenção à aparência geral da área pela qual estão a circular. Suponhamos que existe um lago no jardim e que o cão gosta de nadar nele. Se o cão decidir nadar no lago num dia de verão, pode infelizmente afogar-se se não tiver um acesso fácil para sair da água.
Os cães mais velhos cansam-se facilmente, por isso considere opções de passeio. Em tempo quente ou húmido, os cães não andam tantos quilómetros como em tempo confortável. Normalmente, o cão decide por si próprio que está farto e deixa de respirar mais depressa ou de se contorcer na direção da casa. As articulações dos cães mais velhos estão mais desgastadas e podem ser nutridas em consulta com um veterinário, especialmente nas raças grandes. Algumas raças de grande porte, nomeadamente os pastores, são conhecidas por terem problemas nos membros posteriores.
Os cães mais velhos continuam a necessitar de cuidados dentários. A qualidade dos alimentos também deve ser considerada. Atualmente é possível comprar ração para cães idosos, mas infelizmente é cara.
O princípio da manutenção de um cão idoso é, portanto, principalmente a atenção e o cuidado caloroso com o parceiro do cão. Deve ser fornecida água e comida adequadas e o cão deve ter um local quente para descansar. Isto porque os cães idosos são propensos a altos níveis de fadiga e, na maioria dos casos, dormem em vez de brincar.
Se está a pensar comprar um cão mais novo, deve ter em conta que os cães mais novos podem provocar constantemente os cães mais velhos. No entanto, isto não é um pré-requisito e existem excepções em que um cão mais velho e um cão mais novo se tornaram bons parceiros na proteção da propriedade do seu dono.
.