Posted on


Não há dúvida de que ter filhos é um compromisso a longo prazo. É por isso que cada vez mais casais estão a pensar cuidadosamente sobre ter filhos. E são cada vez mais os casais que decidem não ter filhos. São muitas vezes criticados por esse facto, mas com a evolução da sociedade, não ter filhos começa também a ser visto de forma diferente. No entanto, é interessante explorar os factores que levam os jovens a tomar estas decisões.

Em primeiro lugar, ter filhos é muito exigente do ponto de vista económico. E dado que os pais geralmente querem dar o melhor aos seus filhos, é compreensível que, no atual clima económico, não queiram ter filhos porque sabem que não podem fazer face às dificuldades financeiras ou dar-lhes tudo o que desejam.

stále více párů nemá dítě

Mas o dinheiro não é a única razão. Outra é o facto de as pessoas verem o nosso futuro cada vez mais negro. Por isso, as pessoas não querem levar os seus filhos para um mundo onde não se sintam seguras e onde não queiram viver. Se a situação é realmente assim tão má, é outra questão.

E algumas pessoas simplesmente não gostam de crianças e não querem ter filhos. É claro que podem mudar de ideias no futuro, mas isso é geralmente improvável. Neste grupo também se incluem aqueles que sabem que estão longe de ser bons pais.

dítě je velký závazek

É claro que se pode perguntar porque é que alguém estaria disposto a ir contra essencialmente um dos instintos mais básicos de qualquer organismo vivo. Mas, de facto, este é um dos poucos casos em que a razão supera o corpo físico.

Mas também vale a pena olhar para as consequências. A principal é, evidentemente, o abrandamento do crescimento demográfico, o que é, sem dúvida, positivo. Mas, por outro lado, a população estará a envelhecer e os idosos serão cada vez mais numerosos do que os jovens. Não se sabe, para já, se conseguiremos encontrar um equilíbrio. O que é certo, porém, é que esta questão não preocupa muito os actuais políticos. Mas em breve saberemos se já é demasiado tarde.