top map
Notícias
Laboratório de Teatro Clássico Português
Publicada em 17-10-2016
Teatro Clássico Português: um repertório a descobrir (OUT - NOV 2016)

LABORATÓRIO DE TEATRO CLÁSSICO PORTUGUÊS

Teatro Clássico Português: um repertório a descobrir

No âmbito da prática cénica, a representação de um texto clássico coloca à partida algumas questões que se prendem com a dramaturgia do texto, a interpretação e a encenação.

Este LABORATÓRIO DE TEATRO CLÁSSICO PORTUGUÊS, que dá início ao programa OS CLÁSSICOS EM CENA é uma iniciativa que visa divulgar os clássicos portugueses, incentivando o trabalho artístico a partir dessa dramaturgia, aproximando-nos de um repertório, quer enquanto magnífico teatro gerador de uma singular e rica experiência estética, quer enquanto texto teatral que sabiamente projecta zonas de experiência humana que ainda hoje podemos reconhecer.

Os promotores

Este projecto vem no seguimento da linha de trabalho traçada por Silvina Pereira, enquanto investigadora e Directora Artística do Teatro Maizum, de pôr em cena o repertório de teatro clássico português, e simultaneamente incrementar uma reflexão teórica sobre esse mesmo património teatral.

Este caminho de reconhecer os clássicos como nossos contemporâneos, interpretando-os e interpenetrando-os com a realidade presente, tem conduzido ao desenvolvimento de uma linha de criação teatral, envolvendo a pesquisa, a descoberta e a experimentação, nomeadamente a partir da dramaturgia portuguesa do século XVI, cuja finalidade tem sido a de mostrar as virtualidades teatrais desse repertório.

Objectivos

O plano de trabalhos compreende um conjunto de actividades orientadas para cinco objectivos:

  • Promover a herança estética e cultural da dramaturgia clássica portuguesa dos séculos XVI e XVII;
  • Clarificar questões dramatúrgicas que envolvem a encenação dos textos clássicos, bem como questões da prática cénica que se prendem com a passagem do texto à cena;
  • Potenciar a elocução do texto teatral clássico;
  • Desenvolver a consciência corporal e a interpretação do trabalho de actor no repertório clássico;
  • Incrementar o diálogo interdisciplinar e uma visão cénica que enriqueça a percepção contemporânea desse repertório teatral.

Com este programa pretende-se dar início a um movimento que repense o repertório clássico português em várias vertentes, redescobrindo e projectando para o futuro a memória e a herança da diversidade teatral de língua portuguesa. Pretende-se através da concomitância entre uma prática cénica e uma reflexão teórica, chegar à criação de um corpus e ao reconhecimento por parte dos académicos, intérpretes, instituições e público, em geral, de que há um património que nos identifica e que merece ser estudado, preservado e representado.

Mais informações