top map
Missão

Tras a nevoa vem o sol - Tras um tempo vem outro tempo
Jorge Ferreira de Vasconcelos

O projecto artístico do Teatro Maizum tem privilegiado figuras e obras fundamentais da Cultura Portuguesa cuja divulgação e teatralização tem sido a prática desta Companhia ao longo dos seus 35 anos de existência.

A divulgação e valorização dessas obras e desses autores tem corporizado um projecto de Teatro Clássico, uma proposta artística que integra os níveis estético, literário, filosófico e científico. Um trabalho multidisciplinar feito espectáculo, pressupondo a vontade de "olhar o passado, para deixarmos iluminar as realidades do presente". Uma viagem entrecruzando o Teatro, a Literatura e a História, através de textos clássicos esquecidos e de outros textos reveladores da identidade cultural portuguesa.

Este caminho de reconhecer os clássicos como nossos contemporâneos, interpretando-os e interpenetrando-os com a realidade presente, tem-nos conduzido ao desenvolvimento de um trabalho de reflexão envolvendo a pesquisa, a descoberta, a experimentação e a criação teatral, especialmente a partir da dramaturgia portuguesa do século XVI, cuja finalidade tem sido a de mostrar as virtualidades teatrais desse repertório, bem como inter-relacioná-lo com as fontes greco-latinas numa perspectiva da herança cultural europeia.

Temos em desenvolvimento três áreas de trabalho: I) Lusitânia teatral – Encenação da dramaturgia clássica portuguesa; II) Eufrosina juvenil – Adaptação dos clássicos para um público juvenil; III) Vozes ibéricas – Encenação de um repertório ibérico contemporâneo.