top map
Leituras Encenadas
Clássicos na Bulhosa - Aulegrafia 2008
De Jorge Ferreira de Vasconcelos

Ficha artística

  • Direcção: Silvina Pereira
  • Interpretação: Alexandre Ferreira, Augusto Portela, Isabel Fernandes, Júlio Martín, Margarida Rosa Rodrigues, Mário Redondo, Paulo Matos e Silvina Pereira
  • Debate sobre o autor e a sua obra com Isabel Almeida

Estreado na Livraria Bulhosa de Entrecampos no dia 17 de Junho de 2008

Apresentação

O que impressiona nesta comédia quinhentista é a actualidade dos temas, desde o político até ao amoroso, bem como a visão expressa de que o tempo é de crise – “e crise implica mudança, alteração de paradigmas”. Nela se respira a experiência do engano e da decepção, a crise de valores, o mundo às avessas, que parece tudo fazer enlouquecer e ruir.

Em meados do século XVI, Jorge Ferreira de Vasconcelos, com esta sua Aulegrafia, oferece-nos com fina agudeza um retrato crítico da corte. O mundo transformou-se num lugar perigoso, absurdo e desconcertante, e as suas personagens respiram nesse mundo áulico, ambição, intriga e mentira. Poderemos nós ficar indiferentes a este teatro e a estas personagens que nos deixam conhecer o seu e o nosso tempo? Poderemos nós resistir a esta aventura original de resgatar do olvido esta sugestiva e estranha obra?

Silvina Pereira

Cartaz

 

Download

Notícia Imprensa