top map
Silvina Pereira

Actriz, dramaturgista e encenadora
Formadora
Investigadora
Projectos Investigação
Publicações
Formação Artística
Sócia fundadora do Teatro Maizum (1981). São desse período Jornada Teatral, Drakula Concert e Gilgamesh com Adolfo Gutkin.
Como actriz destacam-se também as suas criações em Preparadise Sorry Now, de R. W. Fassbinder, Um Jipe em Segunda Mão de Fernando Dacosta (IFICT) e Bela Calígula de Augusto Sobral.
Directora artística do Teatro Maizum desde 1988, dirigiu e interpretou Lisboa Monumental e Um Demónio na Vitrine de Fialho de Almeida, Florbela de Florbela Espanca e Hélia Correia, e também como dramaturgista em Portugaru-San – O Sr. Portugal em Tokushima / Wenceslau de Moraes, Sabina Freire de Manuel Teixeira Gomes, Comédia Eufrosina e Comédia Ulysippo de Jorge Ferreira de Vasconcelos, Camões – Tanta Guerra, Tanto Engano / Luís de Camões, Sermões / Padre António Vieira Garrett – Uma cadeira em S. Bento / Almeida Garrett, Só Puro Amor / Seis poetas e uma poetisa, Alegre Campanha / Eça de Queirós e Estranho Fado / José Régio.
Em televisão e cinema trabalhou com Artur Ramos, Ferrão Katzenstein, Carlos Vasconcelos, Valéria Sarmiento, James Cellan Jones em Slip-up (produção da BBC), Jorge Silva Melo, António Macedo e Paulo Rocha, tendo este último filmado dois espectáculos: Portugaru-San – O Sr. Portugal em Tokushima e Camões – Tanta Guerra, Tanto Engano.
Professora da disciplina de «Teorias da Arte Teatral» na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa.
Professora convidada para leccionar a disciplina de Área de Projecto do 8ª ano da Escola de Dança do Conservatório Nacional, realizando uma adaptação juvenil e encenação da Comedia Eufrosina de Jorge Ferreira de Vasconcelos.
Leccionou cursos de Formação Teatral para a rede de Bibliotecas do Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian e para o Centro Nacional de Cultura.
Formadora certificada pelo CCPFC para formação contínua de professores nas áreas e domínios: Literaturas dramáticas/Teatro e Educação em Teatro.
Investigadora do Centro de Estudos Clássicos da FLUL.
Bolseira da FCT, num Pós-Doutoramento sobre Encenar o teatro clássico, hoje, com orientação da Professora Doutora Vanda Anastácio da FLUL e Professor Antoni Tordera da Universidade de Valência.
Doutorada em Estudos de Teatro com a tese TRAS A NEVOA VEM O SOL – AS COMÉDIAS DE JORGE FERREIRA DE VASCONCELOS, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com orientação da Professora Doutora Maria João Brilhante e co-orientação da Professora Doutora Consolation Baranda, da Universidade Complutense de Madrid. (2010) No prelo.
Licenciada em Antropologia Cultural com a Dissertação – EU ACTOR, TU ESPECTADOR; UM EXERCÍCIO DE RECIPROCIDADE, na Universidade Nova de Lisboa, com orientação do Professor Doutor António Bracinha Vieira. (1992)
Bolseira da FCT, num Pós-Doutoramento sobre Encenar o teatro clássico, hoje, com orientação da Professora Doutora Vanda Anastácio da FLUL e Professor Antoni Tordera da Universidade de Valência.
Livros:
2006 – Publicação pela D. Quixote/SPA, da dramaturgia do espectáculo Alegre Campanha – Eça de Queirós (ISBN 972-20-3181-3)
1999 – Publicação em edição do Teatro Maizum da dramaturgia de Comedia Ulisippo de Jorge Ferreira de Vasconcelos
1999 – Publicação pela D. Quixote/SPA da dramaturgia de Garrett – uma cadeira em S. Bento – Almeida Garrett (ISBN 972-20-1630-X)
1998 – Publicação nas edições Colibri da adaptação de Comedia Eufrosina de Jorge Ferreira de Vasconcelos

CD-ROM:
2004 – edição de Camões- Tanta guerra, tanto engano

Artigos:
2011 – “Jorge Ferreira de Vasconcelos” Verbete para o Dicionário de Luís de Camões, org. por Vitor Aguiar e Silva, Editorial Caminho, Lisboa, pp. 945-952.
2011 – “La Aulegrafia, de Jorge Ferreira de Vasconcelos en la casa del sol”, em Avisos nº.63 – revista digital da Real Biblioteca de Palacio.
2010 – “Que farei com estes clássicos” in Sinais de Cena 13, Lisboa.
2009 – “Fortuna e atribulações das comédias de Jorge Ferreira de Vasconcelos” in Sinais de Cena 12, Lisboa.
2008 – “Ventos de Espanha. La Eufrosina de Jorge Ferreira de Vasconcelos. Uma tradução espanhola pouco conhecida” in Act 15 – Teatro e tradução/palcos de encontro, Lisboa, Campo das Letras.
2008 – “Arquivos Falantes – 5 Documentos inéditos sobre Jorge Ferreira de Vasconcelos” in Românica, nº. 17, Revista de Literatura, Lisboa, FLUL.
2007 – “A Festa de Aleandro”, in Estudos/Para Maria Idalina Resina Rodrigues, Maria Lucília Pires, Maria Vitalina Leal de Matos, Org. Isabel Almeida, Maria Isabel Rocheta, Teresa Amado, Departamento de Literaturas Românicas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Coimbra, Gráfica de Coimbra, Lda.
2005 – “Teatro portugués, hoy y mañana” in Portugal hoy y mañana, Contrastes, Nº42, Valência.
2005 – “Os picos da rosa”, In Memoriam de Natália Correia, Fórum Culturas. Lda., Açores.
2004 – “O passado e o presente do Teatro Universitário” in Revista Fatal, Lisboa.

Jornais:
Colaboradora regular do JL/Educação com a rubrica Dramas Imperfeitos.
Curso de Direcção Técnica de Espectáculos, dirigido por Jean-Guy Lecat, director artístico de Peter Brook (1999)
Open Week no Odin Teatret – ISTA International School of Theatre Antropology – Dinamarca (1991)
O Actor na Corda Bamba, Direcção de Bettina Jonic – Produção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian
Curso sobre técnicas do Barroco – Ruth-Eva Ronen
Curso sobre técnicas de Stanislawsky – Arnold Linine
Curso no Alexander Técnique – Anne Waxman (1987)
Estágio de Formação de Actores – Filipe La Féria, Cristina de Castro e George Stobbard (1983)
Frequência do Conservatório Nacional de Teatro no ano de 1981/82
Estágio na Fundação Casa de Mateus – F.C. Gulbenkian – professores nacionais e estrangeiros.(1981)
Curso de Formação de Actores Fundação Calouste Gulbenkian (2 anos) – Adolfo Gutkin (1980)
Estágio de Expressão Corporal – Águeda Sena (1979)
Estágio de Expressão Corporal – Eva Winkler (1979)
Estágio intensivo de Expressão e Mímica – Chris Páges (1978)