top map
Júlio Martín

Percurso
Formação Académica
Actividade profissional
Projectos profissionais anteriores
Iniciou a sua carreira como actor no TUT - Teatro da Universidade Técnica de Lisboa, dirigido por Jorge Listopad, sendo de destacar “Segismundo na Torre de Belém”, segundo “A Vida é Sonho” de Calderón de la Barca.
A sua estreia profissional foi no Teatro Nacional D. Maria II com “O Anúncio feito a Maria” de Paul Claudel.
Tem trabalhado como actor e encenador em várias companhias, como o Teatro Espaço, dirigido por Águeda Sena, Teatro Experimental de Cascais, Teatro de Todos os Tempos, Teatro da Garagem, Teatro da Graça – Grupo de Teatro Hoje, Teatro Zéphyro, Teatro Focus, e outras Produções.
Está ligado ao Teatro Maizum, dirigido por Silvina Pereira, onde participou em “Portugaru San” de Wenceslau de Moraes, “Sabina Freire” de Manuel Teixeira Gomes, “Comédia Eufrosina” de Jorge Ferreira de Vasconcelos, “Camões - Tanta Guerra, Tanto Engano”, “Sermões – Padre António Vieira”, “Garrett - Uma cadeira em São Bento”, “Uma campanha alegre” de Eça de Queirós, e outros projectos até ao presente.
Na Companhia de Teatro de Almada fez “As Aventuras do Valente Soldado Schveik” de Hasek, “O Príncipe Constante” de Calderón da la Barca, que também representou em espanhol no Festival de Teatro de Cáceres e no Festival de Teatro Clássico de Almagro, e “O colar de Helena” de Carole Fréchette.
Em televisão destacam-se os seus trabalhos em “Macbeth” de Shakespeare, realizado por Jorge Listopad, “A Missão” de Ferreira de Castro, realizado por Maria João Rocha, para além de participações regulares em telenovelas e séries portuguesas e estrangeiras.
No cinema filmou nomeadamente com o realizador Paulo Rocha, “Portugaru-San, o Sr. Portugal em Tokushima” e “Camões - Tanta Guerra, Tanto Engano”, e com Francisco Manso “O Cônsul de Bordéus”. Na Républica Checa, filmou com o Realizador David Jarab, “Vaterland – A Hunting Logbook” e em espanhol filmou “Fin de Curso” com o Realizador Miguel Marti.
Em 2006, traduziu para espanhol e participou como actor na co-produção luso-espanhola “Viriato Rei” de Osório de Castro, com encenação de João Mota, no Festival de Teatro Clássico de Mérida, em Espanha.
Em produções do Teatro Nacional D. Maria II, representou em 2003 “Audiência/Vernissage/Havel” de Václav Havel, encenação de Jorge Listopad, em 2006 “A Casa da Lenha” sobre Fernando Lopes Graça, encenação de João Mota, em 2007 “Vinte e Zinco” de Mia Couto, encenação de Maria João Rocha, em 2007- 2008 “O que sabemos? Conferência de Richard Feynman” no Museu da Ciência, e em 2008 “Vieira – O céu na terra” nas Ruínas do Convento do Carmo.
Como Encenador, podem destacar-se os seus mais recentes trabalhos, em 2009 “Os Cenci” de Antonin Artaud, e em 2010 “Venenos Indispensáveis” segundo Jaime Salazar Sampaio, ambos com o Teatro da Universidade Técnica, e “Os Mistérios da Missa” segundo Calderón de la Barca, e “Barioná – O filho do trovão” de Jean-Paul Sartre, com o Teatro do Ourives. Em 2011 encenou a “Comédia de Insectos” segundo Karel e Josef Capek, com o Teatro da Universidade Técnica de Lisboa, e “Barioná” no Teatro da Trindade. Em 2012-2013 encenou “Antígonas” a partir de, Sófocles, Jean Anouilh, Bertold Brecht e Maria Zambrano. Em 2014 encenou “Dostoievsky Trip” de Vladimir Sorokin.
Doutorando em Artes Performativas na Universidade de Lisboa.
Mestre em Arte e Educação pela Universidade Aberta.
Licenciado em Teatro e Educação pela Escola Superior de Teatro e Cinema, do IPLisboa.
Bacharel em Teatro – Dramaturgia, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, do IPLisboa.
Coordenador Pedagógico e Professor da Licenciatura em Artes Performativas da ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa.
Director Artístico do TUT - Teatro UniversiTário da ULisboa (antigo Teatro da Universidade Técnica).
Coordenador do GECAPA - Gabinete de Estudos de Cultura, Artes Performativas e Audiovisuais do CLEPUL – FLUL.
Formador registado no Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios de Expressões (Físico Motora, Musical, Dramática, Plástica, Dança), Teatro e Educação, Animação de Grupos, Didácticas Específicas (Expressão Dramática) e RH.
Formador registado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Formador de Técnicas de Apresentação, Comunicação Oral e Comun. Não Verbal, na Tabaqueira, Autoeuropa, ATEC, Egor, The Garnett Foundation, Logomedia, Excel e outras.
Formador de Teatro e Expressão Dramática, Corpo e Voz, Falar em Público, em Cursos promovidos por Centros de Formação de Professores, Instituto Nacional de Administração, Autarquias, Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa e outras entidades.
Direcção, Encenação, Dramaturgia e Produção em várias Companhias de Teatro – Ateliers, Animações e Espectáculos.
Director e Actor de Dobragens (Curso de Direcção de Dobragens da TVI).
Locução de programas dos Canais História, Odisseia, Biografia, Discovery, e outros.
Curso de Guionismo da RTP.
Tradutor de Português-Espanhol.
Actor e Encenador, trabalhando regularmente em Teatro, Ópera, Televisão e Cinema, em Portugal, Espanha, França, Inglaterra e República Checa.
Professor de Teatro e Expressão Dramática desde 2003 em Escolas públicas e privadas, e Workshop de Teatro e Expressão Dramática em Autarquias e outras entidades, para alunos do 1o, 2o e 3oCiclo, Secundário e Universitários.
Professor Colaborador do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, de 2000 a 2003, nas cadeiras de Educação e Exp. Dramática, e Didáctica da Ed. e Exp. Dram.
Co-Coordenador do Sector de Formação do Teatro da Trindade de 1998 a 1999, destacando a organização da “I Feira de Projectos Artísticos e Culturais Vocacionados para o Público Escolar”, o “III Encontro de Teatro, Formação e Lazer”, as “Visitas ao Teatro da Trindade”, e a direcção do “Atelier Permanente de Encenação”.
Direcção de Produção do Teatro da Trindade/INATEL de 1997 a 1999.
Professor de Informática e de Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola Secundária do Restelo de 1992 a 1997.
Professor de Teatro, alunos do 7o ao 12o, no Instituto Espanhol de Lisboa de 1993-95.
Co-Coordenador do NADA - Núcleo de Arte Dramática e Audiovisuais da Escola Secundária do Restelo, alunos do 7º ao 12º, de 1992 a 1997.